Últimas Postagens

Soft Skills Desenvolvidas no Endowment

Certamente você já deve ter escutado sobre a importância das “soft skills” quando o assunto é carreira e mercado de trabalho. O termo “soft skills” é utilizado para tratar de habilidades socioemocionais como liderança, criatividade, resiliência, empatia e flexibilidade.

Michelle DeStefano, autora do livro Legal Upheaval e pesquisadora dos impactos da inovação no Direito, explica que, hoje, os advogados precisam ser “intraempreendedores”, ou seja, não basta terem as habilidades técnicas esperadas, mas também utilizarem a criatividade, liderança e empatia para identificar as necessidades do cliente.

Buscando desenvolver essas habilidades entre nossos bolsistas, o programa do Endowment conta com mentorias, auxílio psicológico e encontros periódicos entre alunos, o Endowment e apoiadores do projeto, estimulando a mentalidade colaborativa e de crescimento entre os alunos.

Nesses momentos, os alunos conseguem compartilhar suas experiências, aprender com seus mentores e manter a saúde mental para os desafios da vida universitária e nos estágios iniciais de suas carreiras.

Match entre Alunos e Mentores

Nas últimas semanas, divulgamos o match entre os nossos bolsistas de 2022 e seus mentores. Os mentores são profissionais da área do direito que acompanham e aconselham nossos alunos durante os 3 primeiros anos da graduação.
A duração e recorrência dos encontros são estabelecidos entre o mentor e seu aluno. Além disso, nossos mentores fazem parte de escritórios e empresas que apoiam o trabalho do Endowment.

Intercâmbio de nossos bolsistas!

No post dessa semana, nosso aluno bolsista Matheus Faria (@oqteteufaria ), do 4º ano da graduação em Direito da FGV compartilha dois dos lugares que visitou durante seu intercâmbio na Bélgica.
O Matheus passou os últimos seis meses viajando pelo país e estudando na Antwerp University, contando com o apoio do Endowment e de escritórios doadores.

As bolsas de inertcâmbio são oferecidas semestralmente, para alunos bolsistas do Endowment, aprovados no processo seletivo de intercâmbios da FGV. A finalidade da bolsa é arcar com custos de transporte, moradia, alimentação e outros custos correlatos.

Inclusive, aproveitamos para agradecer, novamente, ao Skadden, Arps, Slate, Meagher & Flom LLP por viabilizar o intercâmbio do Matheus.

Vestibular da FGV Direito SP

Nessa semana começaram as inscrições para o vestibular da FGV DIREITO SP, para ingresso em 2023.1. Você pode se increver em duas modalidades: ENEM e o vestibular próprio da FGV.

As inscrições encerram em 21/10/2022. Confira as regras acessam o link da bio.

Saúde Mental dos Bolsistas

Nós do Endowment acreditamos que o desenvolvimento dos nossos alunos tem relação direta com o modo como eles se sentem dentro e fora da FGV DIREITO SP. Por isso, além da rede de apoio já disponível na própria universidade, oferecemos aos nossos alunos psicólogas e rodas de conversa sobre saúde mental.

O programa de apoio psicológico é desenvolvido em parceria com a Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo. Estamos trabalhando com empenho para que, no futuro, todos os bolsistas tenham acesso à sessões de terapia individuais.

Programa de Mentoria

Os alunos bolsistas do Endowment, logo que ingressam na FGV DIREITO SP, ganham um mentor. Em geral, os mentores são advogados ou membros de grandes empresas que estão em momentos mais avançados de suas carreiras.

No espaço das mentorias, os bolsistas podem conversar sobre temas como liderança, carreira, vida acadêmica e compartilhar os desafios de ser um aluno da graduação.

O objetivo do programa é que ele funcione como um acompanhamento dos bolsistas ao longo dos três primeiras anos da faculdade, além de ampliarem a visão dos alunos sobre todos os caminhos possíveis que podem seguir em suas carreiras.

Assim, o programa une alunos com potencial e pessoas com trajetórias de sucesso, criando um ciclo de aprendizado e crescimento para ambas as partes!

Diversidade

O Endowment, desde de sua criação, procura estimular a diversidade entre os alunos da FGV DIREITO SP, com foco em estudantes de baixa renda. Sabemos que, apesar das conquistas já obtidas, temos que percorrer um longo caminho para que os espaços da FGV se tornem verdadeiramente plurais, com pessoas de diferentes classes sociais, etnias, identidades de gênero e orientações sexuais.

Em 2021, o perfil dos nossos bolsistas eram:

dos 19 bolsistas Endowment, 3 eram negros, 2 amarelos e os outros 14 brancos;

a faixa de renda média dos estudantes era de 1,96 salários-mínimos;

6 moravam fora da capital e mudaram-se para SP, 5 ainda moram fora do município e 8 moram na capital.

Considerando esses dados, no ano passado, o Endowment lançou um programa de reserva de bolsas para aprovados no vestibular da FGV Direito SP que se declarem negros ou pardos. Além disso, mais do que pensar a inclusão desses alunos na FGV, o Endowment procura oferecer uma rede de apoio que dê condições para que esses alunos permaneçam na Fundação.

Transformando sonhos!

Precisamos dizer que nossas escolhas e projetos partem de um lugar comum: transformar sonhos em histórias do presente, vividas todos os dias por alunos, como o André Sousa, que você acabou de conhecer nos stories.

Para viabilizarmos essas transformações, contamos com a ajuda dos nossos doadores. Desde 2012, já foram mais de 290 doadores, totalizando 4.5 milhões de reais em doações. Todos esses recursos foram destinados para nossa rede de apoio aos alunos bolsistas e para ampliar o número de bolsas ofertadas anualmente.

Agora que você já conhece um pouquinho do nosso propósito, deixe aí nos comentários quais sonhos e propósitos têm guiado a sua história!

O que é o Endowment?

Se pudéssemos nos definir em um frase, diríamos que o Endowment garante que alunos(as), independente de sua condição financeira, realizem o sonho de estudar Direito na FGV.

Hoje, o Endowment conta com um fundo patrimonial de 10 bolsas por ano, distribuídas para alunos aprovados no vestibular da FGV Direito anualmente.

Além do auxílio financeiro mensal que os alunos recebem, nossa rede oferece outros tipos de suporte, como: programas de mentorias, encontros de networking, assistência psicológica e bolsas de intercâmbio.

Bolsa Manutenção

A Bolsa Manutenção foi criada com o objetivo de garantir o acesso e apoiar a permanência de alunos aprovados no curso de graduação da FGV DIREITO SP DIREITO SP e bolsistas da FGV com isenção de mensalidade. A Bolsa Manutenção atualmente tem o valor de R$ valor de R$1.165,00 mensais (corrigido anualmente pelo IPCA), que auxiliam os alunos beneficiários a custear despesas de moradia, transporte e material escolar – tudo para garantir que possam dedicar-se exclusivamente à graduação durante os três primeiros anos do curso, de jornada integral. Em 2022, implementaremos também bolsas exclusivas para alunos negros ou indígenas. Para saber mais de como aplicar para a Bolsa Manutenção ou se tornar um doador, entre no link da bio e junte-se a nós!

Quem Somos Nós

O Endowment Direito FGV foi criado em 2012 com o intuito de ser um fundo patrimonial perpétuo com base em doações de pessoas físicas e jurídicas e tem como missão garantir que os alunos aprovados no vestibular da FGV Direito SP tenham a oportunidade de estudar na Escola independente de sua condição financeira. Durante esses 9 anos de Endowment conseguimos conquistar muito e ajudar inúmeros alunos a ter a chance de cursar uma Escola de prestígio como a FGV DIREITO SP, além de contarmos com diferentes programas como bolsa auxilio de custo, bolsa intercambio, bolsa de auxílio psicológico e o programas de mentoria.
De uma semente plantada em 2012 com apenas 1 bolsista, alcançamos em 2020, 49 alunos que foram beneficiados ou que estão ainda sendo beneficiados por esse importante projeto. É importante ressaltar que as doações nos ajudam a continuar com o projeto e expandi-lo, para que cada vez mais alunos possam contar com bolsas diversas. Nesse sentido, em novembro, no espírito do mês de doar, estamos intensificando nossas esforços de captação para que possamos beneficiar ainda mais os bolsistas da FGV Direito.

Dia de Doar 2021

O Dia de Doar foi realizado pela primeira vez no Brasil em 2013 e tem como principal objetivo promover a generosidade e o engajamento das pessoas com as causas sociais, por meio de doações como instrumento democrático. O Endowment Direito GV, inspirado na iniciativa, decidiu ir além, transformando novembro no Mês de Doar. A ação termina no Dia de Doar, que esse ano será em 30 de novembro.

Agradecimentos aos Ex-Alunos que Doaram

Muito obrigado a todos vocês que doaram e nos ajudaram a garantir, por mais um ano, que nossos bolsistas desfrutem da mesma oportunidade dos demais alunos da FGV de acessar uma educação de qualidade como a da FGV Direito SP.

Doação 12a Turma

Gostaríamos de agradecer a 12ª Turma da FGV Direito SP pela linda iniciativa e incrível doação ao Endowment Direito GV!

Dia de Doar 2020

1º de dezembro, hoje é o dia mundial de doar!

Neste mundo complexo e desigual, muitas são as causas para doar.

A causa do Endowment Direito GV é contribuir para que alunos possam compartilhar as mesmas escolas e ter um universo social comum, independentemente de sua condição sócioeconomica e de sua cor.

Aprovação em NYU

“Só com o ganho da bolsa do Endowment é que pude me dedicar à Direito SP sem ter que trabalhar (o curso é período integral) e aproveitar todas as oportunidades. Já fui presidente de entidade estudantil, coordenei grupo de estudo, fiz parte de centro acadêmico e projeto de pesquisa.

O Endowment me possibilitou ainda realizar um intercambio estudantil no ano que vem. Pude me dedicar a ter boas notas e fui aprovada na New York University. Vai ser minha primeira viagem fora do Brasil”

Doações durante a pandemia

“Recebi a doação de um computador pois eu estava tendo dificuldades logo quando as aulas foram transferidas para o período online. O meu computador já não conseguia mais me atender em todas as necessidades que eu precisava. Essa doação foi um divisor de águas nesse período de quarentena, pois consegui ter um estudo mais focado nas percepções das aulas do que em problemas técnicos que eu poderia vir a ter.”

Grupos de reflexão psicológica

“Desde o começo da pandemia, para mim foi mais confortante ter um apoio de uma instituição que estava ao meu lado acompanhando e verificando se eu tinha algum problema com o acompanhamento das aulas pra que nenhum conteúdo fosse perdido.

Os Grupos de Reflexão Psicológica, foram ótimos pra falarmos como estava sendo nosso período de adaptação e como a gente estava enfrentando esse desafio.”